domingo, 15 de agosto de 2010

Internet é lugar de autoria ou plágio

A Escola tem papel fundamental na vida de qualquer pessoa. É nela que o ser humano começa sua vida social e também se identifica na sociedade profissional a qual certamente irá pertencer. Até pouquíssimo tempo atrás, as pesquisas feitas pelos alunos aconteciam através de livros, entre eles enciclopédias, exemplares, revistas, manuais e outros disponíveis no acervo da biblioteca escolar. Com o passar do tempo, a escola foi evoluindo e com isso deu abertura ao uso do computador para pesquisas simples e avançadas. Não podemos negar que em muitos setores, a pesquisa avançou muito nos últimos anos, tornando o acesso ao conhecimento muito mais rápido e prático. E um dos fatores responsáveis por este avanço aconteceu após o surgimento da Internet. Mas daí vem a pergunta: até que ponto a Internet é utilizada de modo seguro e objetivo? Ou então, quando é usada para criar e não copiar?
Hoje na Escola é preciso ter muito cuidado porque infelizmente a pesquisa perdeu lugar para o Ctrl C – Ctrl V, e as crianças dizem isso com ar irônico. Infelizmente, não diria na maioria, mais em grande parte, as pesquisas são cópias fiéis de autores. Não há mais opiniões e nem troca de idéias. Com isso houve desencadeamento de outros fatores: desinteresse pela leitura haja vista a falta de nexo entre um texto colado e outro, descuido na entrega do trabalho, já que muitas vezes apenas um aluno da sala faz enquanto que os outros xerocam.
Por outro lado, a Internet é um mundo completamente fascinante, porque abre possibilidades. Nas aulas de artes, por exemplo, é possível que a professora viaje com seus alunos diretamente ao Louvre e visite obras de arte e a partir daí torne a disciplina bem mais atraente além de interessante.
Bem, se a Internet é lugar de autoria ou plágio, vai do trabalho árduo da escola e família para que o bem comum prevaleça e o conhecimento adquirido tome lugar de destaque na vida do aluno.

Patrícia Braga Pacheco

5 comentários:

  1. Oi Patrícia, sou professora e sou uma entusiasta do uso da informática na educação. Sempre que levo meus alunos no Laboratorio de Informática, tenho muito cuidado em falar para eles que não podem copiar textos e colar em seus trabalhos, a menos que coloquem o autor.

    Deixo muito claro que a internet está sendo usada para pesquisa. Não cópia.

    Incentivo os alunos a pesquisarem, buscarem informações e produzir seus textos segundo o que compreenderam.

    Sou professora de faculdade e lá é a mesma coisa. Todo trabalho que recebo faço uma verificação para ver se não houve plágio. E aviso antes o que farei, ou seja, que irei verificar.

    Muito do que acontece hoje é devido ao "relaxamento" de alguns professores que não cobraram devidamente esta postura do aluno, que aceitaram as cópias, começando pelo livro didático.

    A mudança deve começar por nós. Se cada um fizesse sua parte, as coisas seriam bem melhores.

    Abraço,
    http://ensinonanet.blogspot.com/
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia,
    Minha colega de plantão na net! rsrsrs
    O ato de “copiar e colar” , seja de que forma for, principalmente quando é banalizado na infância requer atenção realmente porque não estimula a criança a pensar, a criar, a questionar. Creio que a educação é fundamental para orientar e conscientizar que cada um tem o seu potencial e por que não voltar o olhar para a internet como propagadora de produções criativas e coletivas. Fica difícil, com a fartura de informações que temos disponíveis hoje, vindas do mundo todo, seja como imagem, som ou textos que são traduzidos em diversas línguas e que se misturam com idéias em comum, separar o que é seu do que é meu. Particularmente penso que a internet é um meio de interação com o mundo global e não com o meu mundo individual, logo, as informações são absorvidas, mas devem ser repensadas e não copiadas porque senão qual é a graça de globalizar um trabalho que já existe? O interessante é poder contribuir com o que você pensa.
    Bjkas
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia!
    Acredito que estamos trabalhando para que a internet seja um local de criação coletiva e respeito a autoria. Muito boa a reflexão! Bjs, Maurici

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia! Sou colega da pós e estamos juntas neste novo desafio: o TCC! Sucesso e abraços Ivone.

    ResponderExcluir
  5. Olá Patricia!
    Poderia acrescentar, que além de copiar da internet, antes de entregar o trabalho para o professor ele ainda empresta aos colegas para tirar copia, a única alteração que faz é o nome,em outros casos como aconteceu na escola que trabalho, o aluno colou a prova de matemática do colega e copiou do mesmo jeito.
    Um abraço, Quitéria

    ResponderExcluir